domingo, novembro 11, 2007

As Canções de Amor, de Christophe Honoré

Depois do filme "Em Paris", o realizador Christophe Honoré volta e encontrar esta cidade, que serve uma vez mais de cenário a um filme seu. De facto, começa a ser dificil imaginar um filme deste realizador sem que a cidade das luzes não seja ela própria uma personagem, tão importante como as demais. "Les Chansons de Amour", fala-nos naturalmente, de amor, que aqui é visto nas suas mais diversas espécies e feitios. Mas a saudade, a família, a perda e a solidão, são igualmente eixos estruturantes do enredo, temáticas essas que já nos anteriores filmes vimos reflectidas.

Louis Garrel, é uma vez mais um actor fundamental num filme de Honoré. É um dos melhores actores da sua geração, estando mesmo a criar um estilo muito próprio. Cada filme em que participa, é como se acompanhassemos um pouco da sua evolução, um capítulo da sua vida, como se em todos os filmes em que entra (mesmo os que não são de Honoré), a personagem fosse a mesma, ainda que com diversas máscaras e em distintos ciclos da sua evolução. Essa personagem-tipo que Garrel está a construir é a do jovem inquieto, divertido, infantil, que não quer crescer, bon vivant e boémio. Este Ismael, sua personagem, não é muito diferente, mas está mais instrospectivo, mais maduro e pela primeira vez tem um emprego!. Neste filme, a sua personagem vê o seu triângulo amoroso desfazer-se devido a um acontecimento devastador.

O filme divide-se em três actos, sempre com música à mistura, que aqui não é um mero efeito decorativo. As músicas são do artista Alex Beaupain, interpretadas pelos próprios actores e conferem ao filme um efeito único que só os musicais conseguem criar. Sabemos o que vai na alma das personagens através desta excelente banda sonora. Ao mesmo nível de "Em Paris", "As Canções de Amor" é um filme original, que vai beber muitas das suas influências à Nouvelle Vague francesa, actualizando-a e refrescando-a, com uma boa história e realização, bons actores (incluido também Chiara Mastroianni), excelente banda sonora, e... Paris!

Let's look at the trailer:

Sem comentários: