domingo, setembro 23, 2007

Cruel (Ondskan) de Mikael Håfström
no leitor de dvd

O filme tem como cenário Estocolmo, anos 50. Um jovem de 16 anos, vítima de maus tratos pelo seu padrasto, e com um historial de violência na escola, é enviado para um colégio interno, última chance para se libertar dos traços de mau comportamento que o caracterizam e da violência que diariamente vivencia. Durante pouco mais de hora e meia assistimos ao percurso de Erik Ponti (Andreas Wilson, actor que já contracenou com Diogo Infante no filme "Animal"), jovem de 16 anos que vai tentar evitar caír em nova espiral de violência e não deitar tudo a perder. Contudo, o ambiente que vai experienciar não é o mais favorável, depara-se com um panorama de dominação dos mais velhos sob os mais novos, de posturas nazis e autoritárias, de "brincadeiras" que de inocentes não têm nada.
Erik viverá um dos grandes conflitos da sua vida, suportar aquele regime rigoroso mas simultaneamente destacar-se pondo em causa as regras e leis sob as quais aquele colégio se rege. Estamos face a um filme que embora passado na Suécia dos anos 50, podia passar-se hoje. Não estamos afinal tão longe de realidades nas quais os abusos fisicos e psicológicos, bem como a dominação simbólica ao mais alto nível, está presente. Estreado em Portugal em 2005 (com um ano e meio de atraso) este filme esteve nomeado em 2004 para Óscar de melhor filme estrangeiro. Boas interpretaçoes e um argumento coerente e eficaz, fazem de "Cruel" um bom filme.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho acima de bom, gostei bastante e o actor principal é uma grande revelação. Esta semana estreou o mais recente do realizador, "1400".