domingo, abril 29, 2007

Indie Lisboa 2007 - Dia 10 (28/04)

"La Antena", "Elvis Pelvis" e "Death of a President" + Sessão de encerramento (vencedores)

No King 3 passou "La Antena" do argentino Esteban Sapir, um dos filmes que tem estado sempre no top 5 do público, e que faz parte da secção Director's Cut. De facto, este é um dos filmes mais originais que já vi passar pelo Indie Lisboa, quer na sua realização, como na montagem, representação, argumento, etc. Inspirado no cinema mudo de Murnau, Eisenstein, entre outros, o filme é filmado a preto e branco, quase sem diálogo audíveis (como no cinema mudo) e com muita imaginação a fazer lembrar o imaginário de filmes como "A Cidade das Crianças Perdidas" ou "Delicatessen", embora na sua essência sejam completamente diferentes. Mas se a forma de filmar é antiga, a temática é muito contemporânea, desde o totalitarismo, ao consumismo, passando pelos monopólios que ainda hoje temos em alguns países. A história passa-se numa cidade futurista, século 30. Mr TV é um homem poderoso que através da televisão (e dos produtos que dela derivam) tenta monopolizar as vontades das pessoas, primeiro roubando-lhes a voz (e daí que não ouçamos o que digam, apenas lemos na imagem), depois tenta retirar as palavras e o sentido que lhes dão, tendo como objectivo controlar e dominar a consciência das pessoas. Mas a luta que um homem e a sua família travam contra ele, vai alterar o rumo das coisas. Estamos perante um verdadeiro Big Brother no sentido que Orwell lhe dava. http://www.laantena.ladoblea.com

Depois, no King 2 passou o filme "Elvis Pelvis", do realizador Kevin Aduaka. Filme da secção laboratório encerra em si a definição "Um espaço para arriscar (...) filmes de realizadores que trabalham em absoluta liberdade.". Na verdade este é um filme pouco descritivel. Está dividido em duas partes, na primeira conhecemos uma criança negra, Derek, a quem o pai chama Elvis,querendo à força que este se comporte como o rei do rock. Já o filho preferia parecer-se mais com Jimi Hendrix, seu ídolo. Essa vontade vai ter consequências gravissimas. Já na vida adulta, e numa segunda parte do filme, Derek tem de lidar com os seus fantasmas, e acompanha os últimos dias daquele que supomos ser seu pai adoptivo (mas que pode ser o seu verdadeiro pai). Um filme sobre quem gostariamos de ser, sobre a morte, sobre a imortalidade dos ídolos.

A sessão oficial de encerramento, no S. Jorge, na qual foram apresentados os prémios, estreou o filme "Death of a President", do britânico Gabriel Range. O filme ficciona a morte do actual presidente dos EUA, George W. Bush, e de que forma a investigação se processou. Oportunidade para colocar a nú algumas das fragilidades da administração Bush, num filme que é totalmente politizado e que de ficção provavelmente só terá a morte do presidente. Ideia bastante original, apresentada como se um documentário sobre a morte de Bush se tratasse, como depoimentos de elementos do seu staff, FBI, do eventual assassino e respectiva familia. O filme adiciona ainda imagens reais de Bush e de Dick Cheney, excertos de discursos, etc, e recria de forma muito verosímil o cenário da morte do presidente dos EUA. Posto isto, o filme não tem muito mais para apresentar além das habituais teorias da conspiração demasiado presentes noutros filmes, séries e até media. Vale pela curiosidade de ver como foi possivel simular e manipular a morte de Bush, com imagens do próprio, mas dispensa-se pelo argumento que se arrasta como se o filme tivesse várias horas (e só tem hora e meia).

A sessão final decorreu com normalidade, os vencedores foram apresentados, destacando-se "El Amarillo" e "Love Conquers All" como vencedores do prémio do juri internacional, "Falkenberg Farwell", prémio da crítica, "Pas Douce", prémio de distribuiçao, "Forever", prémio do público, e "Half Moon", prémio da Amnistia Internacional. Mas os prémios valem o que valem e filmes como "Le Dernier Fous" ou "Analog Days" (falando apenas da competição) já ganharam lugar na minha cinematografia de eleição. As sessões decorrem no King, Londres e F. Lisboa durante domingo.

Sem comentários: