quarta-feira, outubro 17, 2007

Jeux d'enfants, "Amor ou Consequência"
de Yann Samuell

O filme já é de 2003, estreou cá em Maio de 2005, mas está actualmente em reposição no cinema Quarteto (sobre o cinema Quarteto falarei brevemente). Que bela surpresa é este filme, que incluo na categoria "pérolas escondidas". Aquando da sua estreia, o filme passou-me completamente despercebido.
Julien e Sophie são dois amigos de longa data, que desde crianças têm uma relação íntima e de certa forma doentia. Para se evadirem da realiadade em que vivem, criam uma espécie de mundo à parte, onde só os dois fazem sentido. Para isso contribui a existência de um jogo (“Cap ou pas cap”), em que constantemente se desafiam, numa alusão ao jogo Verdade ou Consequência, mas onde a segunda hipótese é sempre a escolhida. Os anos passam e ambos sentem que há um sentimento mais forte que nasceu, um amor com contornos trágicos, que os faz sofrer e quem os rodeia. As brincadeiras começam a ficar cada vez mais perigosas, ousadas e perversas, e apesar do amor que sentem um pelo outro, ambos demonstram uma grande resistência (teimosia até) em aceitar a Verdade (o Amor), em detrimento da Consequência. A aceitação do amor, será para eles o maior desafio, mas dificil de se concretizar. Love Me If You Dare, o título dado em inglês, faz assim, todo o sentido.

Com uma realização, que em muitos momentos nos faz lembrar inevitavelmente o universo fabuloso de Amelie Poulain, quer na cores usadas, planos escolhidos, a intersecção entre o que é realidade e o que é imaginação, ou até mesmo pela presença de narração em determinados momentos. Embora em termos estilisticos, seja uma colagem do que já vimos nesse filme de Jean Pierre Jeunet, o presente filme é muito mais do que essa semelhança. É uma história com um argumento muito original e com interpretações muito competentes de Guilhaume Canet (actor que é também realizador, nomeadamente do filme "Não Digas a Ninguém", que passou em Portugal este ano), e Marion Cotillard (cujas semelhanças com Audrey Tatout não devem ser inocentes). Quem pensa, pelo que aqui foi escrito, que estamos face a uma comédia romântica ou a um drama com contornos trágicos, desengane-se. "Jeux d'enfants", é muito mais do que isso. Os clichés do amor impossível estão lá todos, mas dificilmente pode ser catalogado de forma tão simplista. As quatro versões de "La Vie en Rose" que se ouvem durante o filme também contribuem para o universo místico e de fabulação desta película. É um conto de fadas dos tempos modernos, e levante o braço quem nunca teve um amor assim.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello!

É realmente, um grande filme!
Descobri este filme, através de uma amiga q me emprestou o DVD (ainda n o devolvi, eheheh).
Uma das grandes histórias de Amor e, a mais original de sempre. Fiquei apaixonado!
Recomenda_se sem dúvida. ;)

p_inacio.