segunda-feira, abril 28, 2008

The Mother, de Antoine Cattin e Pavel Kostomarov (2007)

Indie Lisboa 2008

"The Mother" é um dos documentários em competição no Indie Lisboa 2008. A mãe é Lyuba, que em russo quer dizer Amor. E de facto muito amor tem esta mãe para dar, aos seus 9 filhos que cria sozinha sem marido (que abandonou devido aos seus comportamentos violentos e com quem tinha casado aos 14 anos, quando a sua própria mãe a trocou por Vodka). Além disso Lyuba também trabalha, arduamente, para tentar dar uma vida decente aos seus filhos, único sonho que ousa ter. Tem também a ajuda da filha mais velha, que entretanto também casa e tem ela própria uma filha, mas o seu marido é preso... também por ser violento. O filho mais velho de Lyuba também já esteve preso, o que parece natural nesta comunidade, que é representativa de uma sociedade Russa patriarcal, sociedade esta onde os modelos instituídos se vão reproduzindo de geração em geração, por isso é que a protagonista, apesar de vítima deste determinismo social, o reproduz, educando os seus filhos da mesma forma que os homens com quem conviveu. Apesar de tudo, Lyuba continua a viver, tem sempre espaço para mais um (tenta adoptar um menino filho de mãe negligente), tenta juntar-se a outro homem, do qual acaba por se separar por ser alcoólico, organiza o casamento da filha e promete ajudar a criar a neta, e continua a trabalhar arduamente (trabalho braçal!). O documentário termina com o olhar triste de Lyuba, para quem esta vida, infelizmente continua para além da tela de cinema.
Quanto à realização do documentário, não é propriamente original, perdendo-se facilmente em pormenores e personagens que não são relevantes para a história, nao aproveitando os realizadores a pérola que têm entre mãos.
Relativamente à sala do Teatro Maria Matos, registe-se que é excelente para projecção de filmes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! N concordo ctg qt à sala: ja vi lá dois filmes e, como a sala não tem suficiente inclinação, calhei com um cabeçudo à minha frente, o que me obrigou a estar durante a sessão toda mal sentada, p conseguir ler as legendas.. O lado possitivo é que me permitiu treinar o inglês (e o alemão, pq um dos filmes era alemão), qd n conseguia ler as legendas.. eheheheh!

Rosemary

MrRobinson disse...

Pois, talvez tenhas razão quanto à inclinação da sala. Não me tinha ocorrido pois na minha sessao nao havia mta gente. Por outro lado, essa dificuldade com as legendas so ocorre porque no Indie as legendas estao abaixo do ecrã.