quarta-feira, setembro 19, 2007

Revistas Disney em Portugal
Mais um assassinato

Fiquei chocado quando soube hoje que as revistas Disney como Pato Donald, Tio Patinhas, Hiper Disney, etc, deixaram de ser publicadas em Portugal, após 26 anos de edição regular no nosso país. Actualmente o grupo que detinha os direitos para Portugal era a Edimpresa (grupo Balsemão). Durante muitos anos, li e coleccionei dezenas (talvez centenas) de revistas minhas e de outras pessoas da familia, fui sócio do Clube dos Amigos Disney e sinceramente só não mantive o vício até hoje por meras questões monetárias. Dar 650$ por um Hiper Disney nos anos 90 não era propriamente barato...
Hoje provavelmente estas revistas até eram mais baratas. Longe vão os tempos em que a Portugal só chegavam as edições brasileiras, tendo começado a surgir, sensivelmente há 18 anos, as primeiras ediçoes portuguesas, com uma tira no canto superior direito, das cores da bandeira nacional. Longe vão os tempos em que me dirigia ao quiosque perto da minha casa, e pedia para entrar e ver qual é que me apetecia comprar... porque apesar de gostar da Disney na globalidade, para mim genuínos eram os Tio Patinhas e os Donald, e não personagens secundárias que por vezes tinham direito a histórias exclusivas. Longe vão os tempos de leitura destas revistas na praia ou antes de adormecer... ou a qualquer hora do dia.
Provavelmente não leio nenhuma destas revistas há mais de 10 anos, mas é daquelas coisas que nunca imaginamos que um dia vá acabar. Agora, resta aos fãs e crominhos da BD correr até aos alfarrabistas. Eu serei um deles. Enfim, os clássicos são assassinados por causa de Floribellas e Chiquititas fúteis e anormais, de quem já não se ouvirá falar daqui a um ano ou dois.

2 comentários:

Anónimo disse...

foste sócio do Clube dos Amigos Disney?

esqueceste-te de falar nisso na noite em que recordámos os aspectos mais "duvidosos" da nossa juventude!

Anónimo disse...

Eu também fui!!!! Como vêem, fui uma adolescente / jovem muito "normal"!!! eheheheheeh

Rosemary