sábado, abril 25, 2009

Encounters at the End of the World, de Werner Herzog (2007)

Indie Lisboa 2009
Werner Herzog tem na edição deste ano do Indie Lisboa, direito a uma retrospectiva da sua carreira, sendo um dos Heróis Independentes deste ano. "Encounters at the End of the World" é o filme que abre oficialmente a edição deste ano desta festa do cinema.
Depois de "Grizzly Man", Herzog volta ao género documentário, desta vez deslocando-se à Antártica e às profundezas das suas águas geladas. O realizador relata o dia-a-dia da comunidade "escondida" que lá vive e trabalha e acompanha os trabalhos levados a cabo em cima e em baixo da tremenda placa de gelo que é esse continente. O que motiva estas pessoas? De onde vêm? O que pretendem? Como é a sua relação com esta natureza quase em bruto? Quais os seus medos e anseios?
Um trabalho de beleza rara e crua, filmado de forma muito inteligente, cruzando imagens actuais com imagens de aquivo e sempre com uma pitada do humor muito próprio do realizador, que nos deixa a sua visão e alguns recados para o mundo, pondo mesmo em causa as prioridades do mundo actual. O filme foi também nomeado para o Óscar de melhor documentário.

Sem comentários: