segunda-feira, março 24, 2008

Cinema Quarteto mais perto do fim

É oficial. O Cinema Quarteto já não vai abrir, a menos que alguém invista na sua recuperação. O principal problema é essencialmente encontrar um sentido para uma futura exploração do primeiro multiplex da cidade de Lisboa. Apostar em cinema comercial além de deturpar o princípio inicial deste cinema de vanguarda, não faria sentido porque jamais conseguiria concorrer com um mercado maioritariamente dominado pelos cinemas em centros comerciais. Uma aposta numa cinematografia alternativa e independente não gera propriamente lucro e viver apenas de subsídios estatais não pode ser, por si só, a única solução. A localização da sala de cinema não é também um ponto a seu favor, já que está inserido numa zona praticamente residencial e pouco apelativa.
Mas o cinema Quarteto poderia fazer a diferença, com uma programação alternativa, que poderia passar por receber algumas extensões de festivais (reposições de filmes do Indie Lisboa, Doc Lisboa, Fantasporto, Festa do Cinema Francês, Inatel...), a par de ciclos organizados em co-produção com institutos e faculdades (Instituto Franco-Português, Italiano... departamentos de cinema das Universidades) ou mesmo sinergias com instituições do Ministério da Cultura como por exemplo a Cinemateca. A par disso, seria fundamental uma exploração do bar, promovendo tertúlias, apostar em exposições associadas à programação, e apostar numa livraria e loja cinéfila (por exemplo transformar 1 das 3 salas num espaço do género).
Por fim, tornar mais atractivo o espaço envoltente, dotando a área de zonas comerciais (esplanadas, cafés) tornando a ligação entre a Avenida da República e a Avenida de Roma (por intermédio da Avenida dos EUA) mais harmoniosa, para que deixe apenas de ser um ponto de passagem. Seria também um favor que fariam às pessoas que ali vivem.

Seguem alguns links para as últimas notícias sobre o tema:

Sem comentários: