quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Carris: um pouco de História

Este site tem qualquer coisa de equizofrénico, mas uma esquizofrenia boa, se é que se pode falar dessa forma... Provavelmente resultou de algum estudo realizado pelo autor, para o IST, mas de facto, é obra! Não é todos os dias que alguém se dá ao trabalho de detalhar todas (mas todas...) as alterações que os autocarros da Carris tiveram ao longo dos anos, com pormenores de uma minúcia impressionante. Outra área do site é a história, propriamente dita, dos autocarros e eléctricos da Carris. Mais uma vez a exaustão do pormenor é genial, e os comentários à parte bastante críticos.
Destaque-se a colecção dos mais variados guias e folhetos, digitalizados, e que fazem parte da colecção pessoal do autor. Também aí encontramos verdadeiras obras-primas da memória e da História, não só da instituição analisada, como também da cidade de Lisboa e a sua evolução durante os últimos 100 anos.
O site só merecia que alguém com melhores conhecimentos de linguagem web o transformasse num site mais apelativo visualmente e também que lhe fosse dado um nome e endereço mais interessantes. É um pedaço da história da cidade valiosíssimo, que por enquanto anda escondido na net e que nem a própria Carris se deu ao trabalho de ter algo do género.

2 comentários:

Luís disse...

Só para esclarecer... o site não resultou de nenhum estudo para o IST, foi mesmo da minha tara pessoal; está no IST porque foi o sítio que arranjei para o pôr e onde autorizaram.

Quanto ao torná-lo mais apelativo visualmente, o problema não é falta de conhecimentos de linguagens web, é mesmo falta de jeito para design e preferência por uma coisa simples e sóbria a algo feérico e de fugir :)

MrRobinson disse...

Obrigado pelo comentário caro Luis. O site de facto é genial, e apenas referi que merecia ser visualmente mais apelativo, porque é de facto um documento muito valioso e que merecia melhor visibilidade. Continuará assim a ser uma pequena pérola da web.