segunda-feira, março 19, 2007

Todo o mundo é composto de mudança

ipod, mp3, pen, blog, myspace, youtube, torrent, divx, podcast ...
novas linguagens, novos conceitos, novas tecnologias, novas formas de estar e de sentir

domingo, março 18, 2007

Nova RTP2
http://rtp2.rtp.pt

O canal 2 da RTP volta a denominar-se RTP2 a partir de amanhã.
Em Janeiro de 2004, e após alguns meses de incertezas quanto ao futuro do segundo canal, este blog dava aqui as boas vindas a essa nova fase do canal. No geral pouca coisa mudou em 3 anos e 3 meses, só não há mais Sete Palmos de Terra... outras virão. Para já, está no ar Serviço de Urgências (série 9), esta semana estreia Brothers and Sisters (entre outros com Rachel Griffiths - a Brenda de Sete Palmos de Terra), e futuramente Os Sopranos (última temporada).
O documentário Lisboetas, passa na próxima quinta-feira.

sábado, março 17, 2007

Half Nelson - Encurralados, de Ryan Fleck

Encurralados, é mais um filme indie americano, que chega às nossas salas. Daniel Dunne é um professor branco, de classe média, que ensina História num gueto negro de violência e droga de Brooklyn. Não, não se trata de uma espécie de "Mentes Perigosas" nem Ryan Gosling é Michelle Pheiffer em busca da redenção dos alunos. Interessado em mostrar aos seus alunos que a História não é só decorar datas, Daniel Dunne tenta ensinar que a compreensão da História, os permitirá entender os movimentos sociais e políticos, a sua evolução e a sua própria definição e identidade no mundo social. Determinado em ajudar-los a percepcionar o mundo que os rodeia, o seu contexto e a interligação entre o passado e o momento que vivem, Dunne, que é também treinador da equipa feminina de basquetebol da escola, esconde que se procura a si próprio, uma vez que ele mesmo está preso a convenções, tradições, preconceitos. Estamos perante um homem que é incapaz de escapar à depressão, de lidar com a realidade e que facilmente falha. O maior problema deste homem é não conseguir estabelecer a sua própria dialéctica com o mundo. Para lidar com essa sua incapacidade está viciado em Crack Cocaine, situação que acaba por ser descoberta por uma das suas alunas, Drey (Shareeka Epps) filha do tal gueto de violência e droga, relativamente ao qual tentar não pertencer. Embora provenientes de realidades diferentes, ambos têm em comum estar encurralados. Não é, pois, de estranhar o título português dado ao filme (ao contrário do que tem sido hábito). Half Nelson é uma posição do Wresling em que uma das partes fica imobilizada, sem possibilidade de escape. Destaque para a banda sonora, constituida por algumas músicas dos Broken Social Scene, e que pode ser ouvida por completo no site do filme, por sinal muito bem elaborado.
Este é um pequeno filme que demonstra que a América também é capaz de pôr o dedo na ferida sem demasiado alarido e grandes orçamentos.

terça-feira, março 13, 2007

Little Children

Pecados Intimos, tradução que nada faz jus ao filme em questão (sim de facto são pecados, sim, de facto são intimos, mas porquê criar titulos tão óbvios?!...) é um dos mais recentes filmes da chamada produção independente norte-americana. Realizado e escrito por Todd Field (que curiosamente é actor em algumas conhecidas séries de TV), baseia-se num romance intitulado "Little Children" retratando a vida de um bairro suburbano, nomeadamente a forma como uma pequena comunidade lida com a presença de um pedófilo acabado de sair da prisão, mas centrando-se na história de duas grandes "pequenas" crianças que estão num estado de anomia e apatia avançados. Kate Winslet e Patrick Wilson são dois donos de casa desesperados... ela mulher ressabiada, infeliz, com um marido viciado em sexo on-line; ele homem que toma conta da casa e do filho, com uma mulher alheia, está desempregado e não consegue passar no teste da Ordem dos Advogados. Ambos não cresceram, e a prova é que são incapazes de arriscar, de assumir e de se impor. Ainda assim, a parte final do filme pode ser vista como uma redenção para as personagens, que acabam, por força de circustâncias, crescer à força (fica em aberto se finalmente largaram os baloiços da infância). O filme pouco acrescenta em termos de novidade movendo-se naquele que é um universo que tem sido amplamente divulgado por este tipo de produção, e de certa forma deixa uma certo sabor a ideia boa mas pouco aproveitada. Destaque para a narração em voz off, que confere alguma credibilidade à história. Uma ressalva também para o exagero hollywoodesco em torno da interpretação de Kate Winslet, uma bela e competente actriz, mas que, por favor, não continuem a tentar encaixar nessa máquina de premiar chouriços que são os Óscar.

domingo, março 11, 2007

Os 50 anos da televisão


Comemora-se este ano o aparecimento da televisão em Portugal. Confessado fã desse aparelho mágico que muitas vezes mudou a minha vida, impus a mim mesmo dizer qualquer coisa sobre o assunto. Em Portugal televisão confunde-se naturalmente com RTP, que durante 35 anos foi filha única. Dos 50 anos que agora se comemoram, apenas vivi 25 (5 deles a preto e branco que já não recordo), muitos dos quais tendo esta caixa como companhia. Não tenho pretensões de lhe fazer elogios, de a enaltecer, de usar clichés como "a História de Portugal confunde-se com a História da RTP" ou "a RTP foi e é o espelho da sociedade portuguesa" ou mesmo cantarolar o novo hino e associar-me a estes repentinos nacionalismos e consensos em torno da RTP, atitudes que são tão próprias dos portugueses. Tenho sérias dúvidas se a RTP presta de facto um serviço público a quem a paga e prefiro pensar nela como o veiculo que trouxe (e ainda o faz) até mim alguns dos momentos mais nostálgicos da minha vida, como espectador. Assim, relembro aqui alguns dos nomes que fazem parte da sua e da minha história: "O Justiceiro", "Macgyver", "Agora Escolha", "A Roda da Sorte", "Herman Enciclopédia", "Era uma vez a vida...", "Era uma vez o espaço...", "Jornalinho", "Clube dos Amigos Disney", "Caderno Diário", "Rua Sésamo", "123", "Marés Vivas", "Beverly Hills 90210", "Alf", "Quem Sai aos Seus", "Top+", "Sete Palmos de Terra", "OS Sopranos", "Espaço 1999", "Os Amigos de Gaspar", "Os Simpsons", filmes como "ET", "Regresso ao Futuro"... entre muitos outros programas, séries e filmes. Naturalmente que muitos dos conteúdos referidos só fizeram sentido no contexto em que foram visionados (no ano em que foram vistos e com a idade que tinha), outros permanecem até hoje como referência. Têm em comum terem acompanhado o meu crescimento ao longo de 25 anos.