domingo, março 11, 2007

Os 50 anos da televisão


Comemora-se este ano o aparecimento da televisão em Portugal. Confessado fã desse aparelho mágico que muitas vezes mudou a minha vida, impus a mim mesmo dizer qualquer coisa sobre o assunto. Em Portugal televisão confunde-se naturalmente com RTP, que durante 35 anos foi filha única. Dos 50 anos que agora se comemoram, apenas vivi 25 (5 deles a preto e branco que já não recordo), muitos dos quais tendo esta caixa como companhia. Não tenho pretensões de lhe fazer elogios, de a enaltecer, de usar clichés como "a História de Portugal confunde-se com a História da RTP" ou "a RTP foi e é o espelho da sociedade portuguesa" ou mesmo cantarolar o novo hino e associar-me a estes repentinos nacionalismos e consensos em torno da RTP, atitudes que são tão próprias dos portugueses. Tenho sérias dúvidas se a RTP presta de facto um serviço público a quem a paga e prefiro pensar nela como o veiculo que trouxe (e ainda o faz) até mim alguns dos momentos mais nostálgicos da minha vida, como espectador. Assim, relembro aqui alguns dos nomes que fazem parte da sua e da minha história: "O Justiceiro", "Macgyver", "Agora Escolha", "A Roda da Sorte", "Herman Enciclopédia", "Era uma vez a vida...", "Era uma vez o espaço...", "Jornalinho", "Clube dos Amigos Disney", "Caderno Diário", "Rua Sésamo", "123", "Marés Vivas", "Beverly Hills 90210", "Alf", "Quem Sai aos Seus", "Top+", "Sete Palmos de Terra", "OS Sopranos", "Espaço 1999", "Os Amigos de Gaspar", "Os Simpsons", filmes como "ET", "Regresso ao Futuro"... entre muitos outros programas, séries e filmes. Naturalmente que muitos dos conteúdos referidos só fizeram sentido no contexto em que foram visionados (no ano em que foram vistos e com a idade que tinha), outros permanecem até hoje como referência. Têm em comum terem acompanhado o meu crescimento ao longo de 25 anos.

Sem comentários: