terça-feira, outubro 31, 2006

Um apelo à memória colectiva

Alguém se recorda dos chocolates "Taxi", "Coma com Pão" ou "Branco e Negro"?

O "Taxi" ao que parece é internacional:
"From Wikipedia, the free encyclopedia
Taxi is the name of a
chocolate biscuit sold under the McVitie's biscuit brand. It is produced by United Biscuits, a European food manufacturer. A Taxi is made from layers of wafer, caramel, and chocolate creme, and is covered in chocolate."

A embalagem portuguesa era azul com o nome do chocolate, salvo erro, a amarelo e tinha este aspecto:

O "Branco e Negro" como o nome indica era um chocolate que apelava à tolerância e era metade chocolate branco e metade chocolate negro. Tinha uma anúncio na tv com um fulano com a cara pintada e a cantar com roupa às riscas brancas e pretas.

"Coma com pão" é uma memória mais remota. Era um chocolate que tinha a particularidade de se comer com pão!

Se alguém souber do seu paradeiro, entre em contacto!

domingo, outubro 22, 2006

As fitas da chuva...
... no dvd

"Broken Flowers" de Jim Jarmusch, apresenta-nos um Bill Murray em tudo igual à personagem que desempenha em "Lost in Translation". Neste filme, a sua personagem, Don Johnston embarca numa viagem fisica e emocional ao seu passado, procurando um alegado filho de 19 anos, que teve com uma de muitas mulheres com quem se relacionou ao logo da sua vida. Oportunidade para rever actrizes como Julie Delpy, Frances Conroy, Jessica Lange, Sharon Stone, em registos diferentes do que estamos habituados. "Garden State" foi, na altura que estreou um "filme da moda". Zach Braff, actor conhecido da original série "Scrubs" (Sic Radical), é o autor, realizador e intérprete desta fábula de amor dos tempos modernos. Conta-nos a história de Andrew, um jovem que durante anos tomou antidepressivos para alegadamente controlar os seus impulsos violentos relacionados com um acontecimento do seu passado e que regressa à sua cidade natal para o funeral da sua mãe. A pouco e pouco o rapaz começa a conseguir sair do estado dormente em que andou durante anos, deixando os comprimidos para trás, conhecendo uma bela rapariga e voltando a dar-se com velhos amigos, com quem não tem muito a ver. Curiosamente ambos os filmes conseguem encontrar-se em alguns aspectos, nomeadamente o facto do ser humano sem se aperceber poder estar a transformar-se em alguém que não quer, mas também que às vezes é possível ultrapassar o desencanto da vida. Estas duas fitas demonstram que a produção indy norte americana continua a dar bons frutos.

quarta-feira, outubro 18, 2006

i Hola Madrid !

Em Madrid o dia-a-dia é outro. A agitação é tremenda, o castelhano é o idioma predominante, os espanhois recusam-se a falar outra lingua e não entendem inglês. Os espectáculos musicais, os filmes e a televisão são dobrados. As ruas estão sempre cheias de gente, há estreias de filmes com os protagonistas e passadeiras vermelhas, as avenidas têm vida até às tantas.
Em Madrid há parques da cidade, enormes e com vários recantos. É possível andar de barco, ouvir os pássaros, dormir em baixo de uma árvore.
Orgasmo de cacao... o famoso muffin de chocolate do Starbucks Café

Estação de comboios de Atocha (local dos atentados do 11 de Março)

Em Madrid respira-se cultura por todos os poros. Há o Museu do Prado, o Rainha D. Sofia, o Palácio Real... há Picasso, há Miró, há Dali, há Velasquez... Em Madrid há muito trânsito, mas há também muitas grandes praças e esplanadas. O Sol é predominante mas não faz tanto calor em Outubro. As pessoas falam alto, mas são solidárias.

O Metro leva-nos a todo o lado, sem grande esforço ou espera. Em cada esquina há um Starbucks ou um Dunkin Donuts, para a engorda e para "celebrar o capitalismo" ... e há cervejas e tapas depois de um dia de trabalho e antes do jantar.

Agitação antes de uma estreia mundial em Madrid...a estrela era o arh... Kevin Costner...

Um dia vamos todos parar aqui... para ser arranjados...

terça-feira, outubro 17, 2006

"Twelve and Holding", Michael Cuesta
Estreia brevemente...

Twelve and Holding foi o filme de encerramento do festival Indie Lisboa 2006. Michael Cuesta é o realizador e é curiosamente responsável por alguns episódios de 7 Palmos de Terra. A par da sua obra anterior, LIE (Long Island Expressway) – Sem Saída, o autor volta à temática da infância/adolescência, da procura de uma identidade e de um lugar no mundo, através das várias descobertas desse período, que ajudam o ser humano a tornar-se um ser social. O cenário é uma América suburbana e a morte de um dos irmãos que protagonizam o filme é o mote para a história de sobrevivência e vingança do que fica por cá, a par de algumas histórias paralelas do seu grupo de amigos. Para ver e já agora, para rever a primeira obra do realizador: LIE – Sem Saída.

domingo, outubro 15, 2006

Regressar a casa...

Para quem não gosta de parar no tempo em termos musicais, os últimos anos têm sido recheados de boas surpresas. De uns Franz Ferdinand a uns Arcade Fire, de uns Interpol a uns Strokes, passando pelos White Stripes, Zero 7 ou Patrick Wolf. Mas também os Killers e os Scissor Sisters são dois bons exemplos dessa nova onda musical e têm novos albuns.

The Killers - Sam's Town


Scissor Sisters - Ta Dah

quarta-feira, outubro 11, 2006

Pedimos desculpa pelo incómodo.
Estamos fechados para balanço.
Prometemos reabrir brevemente.