Tradição é tradição!
Apesar dos 34 graus sentidos em Lisboa, resultantes de umas das piores ondas de calor de que há memória, em pleno mês de Maio, a tradição ainda é o que era.
Bife à Portugália + Pastéis de Belém
segunda-feira, maio 29, 2006
Posted by
MrRobinson
at
29.5.06
0
comments
Marcadores: lugares
terça-feira, maio 23, 2006
Lisboetas, de Sérgio Trefaut
Nós... e os outros...
Os lisboetas somos todos nós, que nos esquecemos frequentemente que esta cidade (e mesmo o país), também é composto e feito por estas pessoas.
"Lisboetas" ganhou o Prémio de Melhor Filme Português na primeira edição do IndieLisboa.
Posted by
MrRobinson
at
23.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa, Lisboa
terça-feira, maio 16, 2006
Play, de Alicia Scherson

O que se segue é o entrelaçar das vidas destas duas personagens, que só se cruzam verdadeiramente no final, e cuja história nos é apresentada de forma inteligente mediante a articulação entre cenas reais e espaço onírico e imaginário e recorrendo formalmente ao cruzamento entre histórias e à apresentação da visão e pontos de vista das diferentes personagens. Trata-se de uma crónica inventiva e criativa na qual a música tem um papel fundamental e que não é apenas decorativo, servindo muitas vezes como evasão da realidade, na vida das personagens, aspecto que confere ao filme um lado mágico e delicioso, de verdadeira fábula da vida contemporânea.
Posted by
MrRobinson
at
16.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa
domingo, maio 14, 2006
All the Invisible Children
Mehdi Charef, de Emir Kusturica, Spike Lee, Katia Lung, Jordan e Ridley Scott, Stefano Veneruso, John Woo

Posted by
MrRobinson
at
14.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa
domingo, maio 07, 2006
Geminis, de Albertina Carri

Ainda que o fim não seja dos mais originais (e não era assim tão difícil imaginar um final à medida desta história e ao mesmo tempo que não fosse previsível), é extremamente interessante a abordagem deste sentimento único entre os dois irmãos que foi para além do que é socialmente aceitável, mas também assistir à repercussão que a revelação de tal “anormalidade” tem na vida dos restantes familiares.
Destaque ainda para o papel dos pais, uma mãe hiperactiva que vive para o socialmente correcto, e um pai adormecido e ausente. Estas personagens ajudam a caracterizar o contexto e conferem ao filme mais alguns motivos de interesse.
É perturbante, incómodo, polémico, sofrido e cruel... mas apaixonante.
Posted by
MrRobinson
at
7.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa
quinta-feira, maio 04, 2006
Murderball, de Henry-Alex Rubin

Posted by
MrRobinson
at
4.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa
quarta-feira, maio 03, 2006
The Death of Mr Lazarescu, de Cristi Puiu

Este espantoso filme apresenta-nos o calvário de um pobre velho para ser atendido nas urgências de um hospital. Acompanhamos a saga deste infeliz velho, de Urgência em Urgência, passando pelas mãos de pessoal médico com as mais diversas competências. São várias as opiniões, diversos os diagnósticos, desde cirrose a cancro no cólon, passando por traumatismo craniano ou pura e simplesmente... ressaca!
O realizador romeno Cristi Puiu pensou este filme como a primeira de uma série de seis histórias sobre os subúrbios de Bucareste, e esta, em particular, facilmente permite-nos encontrar paralelo na realidade portuguesa. Durante duas horas e meia somos arrastados para uma situação filmada como se de uma situação real se tratasse, com uma crueldade, realismo e pertinência que nos chega a deixar constrangidos face a este drama intenso e que põe em evidência as deficiências e fragilidades do sistema de saúde romeno (mas que podia ser o nosso), contudo, sem cair no melodrama de lágrima fácil.
Com excepção da paramédica Mioara, não há ninguém no filme que se preocupe verdadeiramente com a situação de Lazarescu: os vizinhos ocupam-se em apontar-lhe o dedo e dedicam-se ao vasculhar da vida alheia, o pessoal médico perde tempo a evidenciar hierarquias e comparar competências, afastando-se claramente daquela que deverá ser a sua missão primordial.
Este foi um dos melhores filmes em competição no festival Indie Lisboa 2006 (recebeu uma Menção Especial), e espera-se que venha a ter estreia comercial porque é demasiado bom para ficar circunscrito ao circuito dos festivais.
Posted by
MrRobinson
at
3.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa
terça-feira, maio 02, 2006
Double Suicide Elegy, de Toru Kamei

Posted by
MrRobinson
at
2.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa
segunda-feira, maio 01, 2006
“Um Pouco mais pequeno do que o Indiana”, de Daniel Blaufuks
Contudo, em Julho de 2004, no rescaldo do campeonato de futebol, Portugal era um país destroçado, desmoralizado, em crise de identidade, e de tão envergonhado, ficou ainda mais pequeno... um pouco mais pequeno que o Indiana.
Posted by
MrRobinson
at
1.5.06
0
comments
Marcadores: cinema, Indie Lisboa