quinta-feira, março 23, 2006

Festival Indie Lisboa 2006
11 dias de overdose alternativa
Matthew Barney, Björk, Nick Cave, Emir Kusturica, Abel Ferrara e Larry Clark na 3ª edição do IndieLisboa

O Festival Indie Lisboa está de volta, nos dias 20 a 30 de Abril em Lisboa. Para este terceiro ano e apesar de bizarria da Câmara Municipal que queria o festival de volta ao cinema S. Jorge, apesar deste estar em obras, o festival mantém a sua sede (desde o 2º ano) no Fórum Lisboa, continua nas salas do King Triplex e aproveita ainda o cinema Londres ali perto na Av. de Roma... (quem sabe se para o ano que vem o cinema Quarteto, também geograficamente aproximado, albergará o festival!).
Este ano o festival constitui-se por 282 filmes na programação final (contra 130 do ano passado e 79 em 2004), seis salas (Londres, King e Fórum Lisboa, 4 em 2005 e 3 em 2004), 14 estreias mundiais (7 internacionais e 2 europeias) e 48 filmes portugueses (6 longas metragens e 42 curtas).Oportunidade para recuperar uma vez por ano o ambiente que se vivia no Cine222 quando a Zero em Comportamento (o organizador do festival) programava essa sala com ciclos temáticos e alternativos, mas desta vez, com melhores condições. Pena que o festival não se possa prolongar numa destas salas ao longo do ano em reposição.
O ano passado o festival terminou com a Ante-estreia do então mais recente filme de Todd Solondz, "Pallindromes" (do realizador de "Happiness") - e que curiosa e estranhamente nunca chegou a estrear em Portugal - e este ano encerra com o novo de Michael Cuesta, "Twelve and Holding" (do realizador de "L.I.E" e que faz parte da equipa de Sete Palmos de Terra).

Sem comentários: