terça-feira, outubro 25, 2005

Russian Matryoshka

Algures em Outubro/Novembro de 2001, assisto ao filme Inteligência Artificial (A.I.) no Cine-Teatro do cinema Monumental no Saldanha. A pretexto de ver um projecto inacabado de Kubrick, ainda meio embriagado com O Laranja Mecânica que vi tardiamente, e no rescaldo da, então, recente morte do realizador, lá estive pela última vez em alguns anos na principal sala daquele cinema. 15 de Abril de 2003, Cinema S. Jorge. O filme em cartaz nessa mítica sala Lisboeta é L'AUBERGE ESPAGNOL (A Residência Espanhola). Um pouco por acaso mas com o espírito do recém Erasmus que alguns amigos efectuaram naquela época e prestes a viajar até Barcelona (onde decorria a acção central do filme) assisti a uma comédia (que no momento me pareceu hilariante) e que me fez, mal cheguei a casa, sacar o filme da internet e aquando da compra em DVD revê-lo de imediato. 23 de Outubro de 2005, a História entrelaça-se e dois momentos paralelos entrecruzam-se: Cine-Teatro Monumental e LES POUPÉES RUSSES (As Bonecas Russas). O filme aparentemente chega a todo o tipo de pessoas, a sala estava praticamente cheia. Do meu lado esquerdo um senhor idoso (o que faria ali?) dormitava, não conseguia contudo concretizar o seu sono, já que as palmadinhas atentas de sua excelentissima velhota não lhe permitiam tal ousadia. No chão, alguma coisa movimentava-se continuamente e me tocava de forma constante, levando-me a encolher sempre as pernas, algo que vim a saber mais tarde ser uma garrafa de água teimosa, irritadiça e insistente. Cédric Klapisch (o realizador do filme) acertou mais uma vez. Romain Duris num registo completamente diferente de DE BATTRE MON COEUR S'EST ARRÊTÉ (De Tanto Bater o Meu Coração Parou). Não sei quando haverá de novo um filme que me leve ao abrangente Cine-Teatro do Monumental. Não sei quando é que o S. Jorge voltará a projectar cinema.

2 comentários:

Anónimo disse...

não percebo o espanto de veres um "senhor idoso" naquele filme.. achas que também devia haver idades máximas na classificação dos filmes?

e qual é o problema do "abrangente Cine-Teatro do Monumental"? não vais meter aquele cinema no mesmo saco que o colombo ou o vasco da gama...

mas pronto, também gostei do filme..

MrRobinson disse...

Bom, quanto à questão do idoso... a verdade é que se é para dormir não sei o que estaria ali a fazer... mas de facto nem é pelo facto de ser idoso, pois tem concerteza todo o direito de ali estar.

Quanto ao cinema, claro que o Monumental não entra no mesmo saco do Colombo e Vasco da Gama. Eu vou muito ao Monumental! Eu referia-me à sala principal, o Cine Teatro (não e assim que se chama?), essa sim mto abrangente e é mm raro nessa sala em especifico haver um filme que me interesse, até porque é a sala dedicada ás grandes produções que normalmente quando vejo é na tv a um fim de semana à tarde.