quarta-feira, outubro 31, 2007

Praça do Comércio/Terreiro do Paço
Anos 70/80

A revista Time Out mostra na sua edição desta semana,uma imagem do Terreiro do Paço, nos idos anos 80, quando era pouco mais que um estacionamento. Oportunidade para mostrar aqui algumas imagens (postais ilustrados) dessa época, quando a praça era dos carros (não que hoje seja das pessoas, mas isso já é outra conversa).




Lisboa: Eléctrico 24

Como cidadão que vive em Lisboa, e vê nos transportes públicos (e em particular nos Eléctricos) a solução mais viável para uma melhor mobilidade e qualidade de vida da cidade, associo-me a iniciativa do Fórum Cidadania Lx, no sentido de recuperar o Eléctrico 24, que a Carris tirou a Lisboa, prometendo repô-la em 1998, o que nunca aconteceu.

Petição: 'Lisboa precisa da carreira de eléctrico nº 24'

Doc.«É preciso apostar forte no carro eléctrico»

terça-feira, outubro 30, 2007

All about my father, de Even Benestad
DocLisboa 2007

"All About my Father", é um curioso documentário sobre um respeitado médico norueguês, que é também um mediático travesti. Realizado pelo seu filho, este filme conta-nos a história de uma família pouco convencional, através de algumas imagens antigas de Super 8, intercaladas com entrevistas aos familiares. Este homem tenta dar a conhecer o seu ponto de vista. Como o próprio defende, é um homem que tem um lado feminino que gosta de explorar, não deixa de ser homem por querer também ser mulher, mas só se sente completo podendo alternar ambas as formas de estar. É um homem que sempre se interessou por mulheres, e que, mesmo quando encarna uma, é por elas que se sente atraído. Mas mais do que a história de um travesti, este é um filme que aborda o impacto desse aspecto específico, numa família, a forma como os filhos (já adultos) se relacionam com o pai, como reagiram ao divórcio dos pais, a relação que têm com a actual madrasta (e a relação que esta tem com o seu marido), etc. A grande dúvida destes filhos é como continuar a ver no seu pai, um Homem, uma vez que ele também quer ser uma Mulher e se comporta como tal. Este filme permite-nos reflectir e debater as fronteiras do género, e por a nú as representações correntes acerca de sexualidades, géneros e identidades. Um travesti não tem necessariamente de ser homossexual, mas a coisa complica-se quando um travesti é heterossexual, casado e com filhos. Do ponto de vista social, como deve ser visto este homem? A questão fica por responder, porque 71 minutos é muito pouco tempo para chegar a alguma conclusão.
Antes deste filme passou "My Body", de Margreth Olin, interessante abordagem sobre os complexos que cada um de nós tem com o seu corpo.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Lisboa dentro, de Muriel Jaquerod e Eduardo Saraiva Pereira
Doc Lisboa 2007

"Lisboa Dentro", documentário de Muriel Jaquerod e Eduardo Saraiva Pereira (realizado com fundos suíços), leva-nos a uma Lisboa que muitos tendem a ignorar. Uma Lisboa pobre, degradada e triste. O filme acompanha a equipa da Câmara Municipal e das Sociedades de Reabilitação Urbana, que vistoriam os cerca de 10.000 prédios degradados que existem na capital. No coração de Lisboa há casas completamente degradadas, mas que continuam a ser habitadas. Em pleno século XXI, é díficil conceber como é possível existir vida humana no interior dessas casas, na sua maioria população idosa e doente. Este registo, tenta dar-nos a conhecer uma realidade que tende a estar afastada do discurso político, e da sua agenda. É uma viagem ao um mundo diferente, onde pouca gente quer entrar, porque é mais fácil ignorar essa realidade. Ao olhar para esta autêntica selva, não sabemos se devemos chorar, se rir... porque apesar de tudo, estas pessoas, na adversidade, ainda conseguem ter sentido de humor. Mais do que um filme sobre casas, rendas, senhorios, inquilinos, este é uma filme que põe a nú um dos principais problemas da cidade de Lisboa, a sua reabilitação patrimonial e acima de tudo, humana.

Arquitectura de peso, de Edgar Pêra
Doc Lisboa 2007

"Arquitectura de Peso" é uma curta metragem do sui generis realizador Edgar Pêra, que tem por hábito nos seus filmes aliar a cultura popular à cultura erudita. Trata-se de um filme-provocação, como gosta de lhe chamar, sobre algumas das obras, "de peso", realizadas em Portugal nos últimos anos: CCB (que foi palco, há 14 anos, da presidência portuguesa da CEE), Parque das Nações (onde se realizou a Expo 98), os estádios de Futebol (para o Euro 2004) e a Casa da Música (que deveria ter sido inaugurada no Porto Capital da Cultura 2001). Imagens de arquivo da RTP projectadas nestes cenários, articuladas com a música do cantor popular Nel Monteiro (aqui referenciado como cantor de intervenção), que neste filme representa a "voz do povo", fazem deste filme um registo único, original e acima de tudo muito divertido. De forma muito criativa, o filme permite-nos reflectir sobre os enormes gastos em obras arquitectónicas de necessidade duvidosa, em contraponto com a pobreza (financeira, cultural, educacional, etc) de um país que continua na cauda da Europa. Como diz (e chora) esse grande sábio popular, Nel Monteiro, a modernização de uma país tem obrigatoriamente de passar pela erradicação da sua pobreza!

quinta-feira, outubro 25, 2007

Elle s'Appelle Sabine, de Sandrine Bonnaire
Doc Lisboa 2007

"Elle s'Appelle Sabine" é um documentário tocante e comovente sobre o percurso de vida de Sabine Bonnaire, irmã da realizadora do filme. Sabine desde cedo demonstrou um comportamento atípico, necessitava de cuidados especiais e de acompanhamento permanente. Assistimos a excertos de filmes de arquivo pessoal, que reunem 25 anos da vida de Sabine articulados com a actualidade. Relativamente ao passado ficamos a conhecer uma mulher, adolescente activa, com independência suficiente para ter a sua moto, que aprende a tocar piano (após ter de abandonar o ensino tradicional), que tem um discurso que flui quase tão bem como qualquer pessoa dita "normal". Contudo, resultado de deficientes diagnósticos, Sabine, hoje com 38 anos, é uma mulher completamente diferente. É impressionante a regressão de Sabine, após ter sido internada, sem um diagnóstico eficaz, durante 5 anos numa clínica para pessoas com deficiências mentais. Engordou 30 quilos, perdeu muita da sua autonomia, tem um discurso repetitivo, olhar catatónico, treme, baba-se e por vezes é agressiva e ordinária. Será que Sabine encontra-se no estado em que está apenas por causa da sua doença ou será que foi o contexto que lhe proporcionaram que provocou o actual cenário? Será que no sítio onde está hoje, com o diagnóstico correcto de Autismo (com comportamento psico-infantil) vai estancar esta regressão e permitir recuperar algumas das capacidades entretanto perdidas? Será que algum dia tudo isto vai ser diferente? São questões que a realizadora, actriz e irmã, Sandrine Bonnaire, coloca de forma muito pertinente, interrogando, com este caso particular, todo um sistema de saúde, o que faz de forma emotiva e sensível (de outra forma não poderia ser), e sem recorrer à lágrima fácil. Um retrato impressionante, que também devido à fama da actriz Sandrine Bonnaire, tem tido bastante eco pela Europa fora.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Devendra Banhart
Smokey Rolls Down Thunder Canyon

O verdadeiro artista tem um novo álbum. Paragem obrigatória!

1. Cristobal
2. So Long Old Bean
3. Samba Vexillographica
4. Seahorse
5. Bad Girl
6. Seaside
7. Shabop Shalom
8. Tonada Yanomaminista
9. Rosa
10. Saved
11. Lover
12. Carmensita
13. Other Woman
14. Freely
15. I Remember
16. My Dearest Friend

http://www.devendrabanhart.com/

http://www.myspace.com/devendrabanhart

terça-feira, outubro 23, 2007

Family, de Sami Martin Saif e Phie Ambo
Doc Lisboa 2007

Este documentário de 2001, realizado por Sami Saif e a sua namorada Sophie Ambo (Sami Saif realizou posteriormente "Dogville Confessions", sobre "Dogville" de Lars Von Trier), foi uma agradável surpresa. Após a morte da sua mãe e do seu irmão, na Dinamarca (Sami também é dinamarquês), este jovem realizador de cinema (na altura com 28 anos) resolve encetar uma procura pelas suas origens e busca da sua identidade. Na verdade o pai de Sami é um antigo piloto de aviões oriundo de Iémen, que teve 2 filhos com uma dinamarquesa. Assistimos inicialmente à sua pesquisa, principalmente via telefone, e posteriormente (e após localizar os seus familiares), acompanhamos a sua visita ao Golfo Pérsico, onde encontra uma família surpreedente que o acolhe de uma forma muito original. A familia é assim. Por um lado não conseguimos viver sem ela, por outro queremos manter uma distância que nos permita respirar. E essa relação amor/ódio também está aqui presente, neste documentário com grande carga emotiva, emoção que no entanto contrasta (e bem) com uma vertente mais divertida. "Family" é um filme que facilmente joga com as nossas emoções, porque é simples identificarmo-nos com as personagens (que são reais). Trata-se de um registo imperdível, que merecia uma edição em dvd por estas bandas (penso que não existe sequer edição noutro país).

segunda-feira, outubro 22, 2007

1º European Film Festival in Estoril, 2007
Estoril/Cascais 8 a 17 de Novembro
Porque estão na moda os festivais de cinema, as semanas temáticas, as mostras de filmes, eis mais um festival, recém chegado. O EFFE, European Film Festival in Estoril, é organizado por Paulo Branco (o mesmo senhor da Medeia Filmes). Este é o festival dos veteranos. De David Lynch a Pedro Almodóvar, com destaque para a estreia de "Control" (a história do vocalista dos Joy Division), com a presença do realizador Anton Corbijn. Os bilhetes custam 4 euros. as sessões terão lugar no Casino Estoril e Cascais Villa. Brevemente sairá o calendário com a programação definitiva. Para já, sugiro a consulta do site: http://www.europeanfilmfestivalestoril.com.

domingo, outubro 21, 2007

The Idle Ones , de Virpi Suutari e Susanna Helke
Doc Lisboa 2007

"The Idle Ones" leva-nos até à Finlãndia e aos seus jovens em procura de emprego. O documentário apresenta-nos alguns desses exemplares, que terminado o seu percurso escolar (secundário), procuram emprego. Entre entrevistas de emprego, brincadeiras e basicamente nada para fazer, estes jovens vivem no impasse de não querer aceitar qualquer trabalho, mas também não terem habilitações para muito mais. Num país conhecido pelo seu nivel de sucesso, "The Idle Ones" é um registo engraçado que nos faz lembrar os jovens suecos de "Falkenberg Farewell" (que passou este ano no Indie Lisboa), que aproveitavam juntos o seu último verão adolescente (embora este seja um documentário sem qualquer vertente mais lírica). Antes deste filme passou outro registo das mesmas realizadoras, "Sin - A Documentary on Daily Offences", documento em torno dos 7 pecados mortais, que apresenta uma série de confissões filmadas e confessadas para a câmara, de forma extremamente artistica, como se estivessemos numa exposição de retratos.

sábado, outubro 20, 2007

"Zoo", de Dan Berger
Doc Lisboa 2007

Como entender que um ser humano possa amar (no sentido literal) um cavalo. "Zoo", é um documentário ficcionado, que parte de um caso real e extremamente mediático há uns anos. A 2 de Julho de 2005, um homem morreu nas Urgências de uma zona rural dos EUA, vitima de perfuração do cólon provocada por um cavalo. Se à partida poderia ser um caso isolado, além de insólito, cedo se percebeu que o homem fazia parte de um grupo de homens oriundos de várias partes do mundo que se juntavam numa quinta e praticavam sexo com cavalos, filmando e gravando as suas actividades. Este documentário, tenta afastar o teor sensacionalista dado pelos media aquando do caso, procurando respostas do outro lado da história, ou seja, utilizando o testemunho dos protagonistas, desde homens envolvidos, até pessoal do hospital, ou criadores de cavalos, tentanto reconstituir os acontecimentos daquela noite. A voz off pertence a dois dos homens envolvidos, mas o documentário é protagonizado praticamente só por actores. De acordo com esses homens, o amor que sentem pelos cavalos é igual ao amor que o Homem normalmente sente pelos da sua espécie. Tentam justificar os seus actos dizendo que não faziam mal a ninguém e não entendem como podem ter passado de bestiais a bestas. Estranho é que perversamente tudo tenha sido sempre gravado, e amplamente partilhado na internet, meio de comunicação que, aliás, referem gostar muito. Um documentário que nos põe a pensar onde acaba o amor e começa a perversão.

quinta-feira, outubro 18, 2007

DocLisboa2007
5º Festival Internacional de Cinema Documental

18 a 28 Outubro
Culturgest, Cinema Londres, Cinema S. Jorge
http://www.doclisboa.org


quarta-feira, outubro 17, 2007

Jeux d'enfants, "Amor ou Consequência"
de Yann Samuell

O filme já é de 2003, estreou cá em Maio de 2005, mas está actualmente em reposição no cinema Quarteto (sobre o cinema Quarteto falarei brevemente). Que bela surpresa é este filme, que incluo na categoria "pérolas escondidas". Aquando da sua estreia, o filme passou-me completamente despercebido.
Julien e Sophie são dois amigos de longa data, que desde crianças têm uma relação íntima e de certa forma doentia. Para se evadirem da realiadade em que vivem, criam uma espécie de mundo à parte, onde só os dois fazem sentido. Para isso contribui a existência de um jogo (“Cap ou pas cap”), em que constantemente se desafiam, numa alusão ao jogo Verdade ou Consequência, mas onde a segunda hipótese é sempre a escolhida. Os anos passam e ambos sentem que há um sentimento mais forte que nasceu, um amor com contornos trágicos, que os faz sofrer e quem os rodeia. As brincadeiras começam a ficar cada vez mais perigosas, ousadas e perversas, e apesar do amor que sentem um pelo outro, ambos demonstram uma grande resistência (teimosia até) em aceitar a Verdade (o Amor), em detrimento da Consequência. A aceitação do amor, será para eles o maior desafio, mas dificil de se concretizar. Love Me If You Dare, o título dado em inglês, faz assim, todo o sentido.

Com uma realização, que em muitos momentos nos faz lembrar inevitavelmente o universo fabuloso de Amelie Poulain, quer na cores usadas, planos escolhidos, a intersecção entre o que é realidade e o que é imaginação, ou até mesmo pela presença de narração em determinados momentos. Embora em termos estilisticos, seja uma colagem do que já vimos nesse filme de Jean Pierre Jeunet, o presente filme é muito mais do que essa semelhança. É uma história com um argumento muito original e com interpretações muito competentes de Guilhaume Canet (actor que é também realizador, nomeadamente do filme "Não Digas a Ninguém", que passou em Portugal este ano), e Marion Cotillard (cujas semelhanças com Audrey Tatout não devem ser inocentes). Quem pensa, pelo que aqui foi escrito, que estamos face a uma comédia romântica ou a um drama com contornos trágicos, desengane-se. "Jeux d'enfants", é muito mais do que isso. Os clichés do amor impossível estão lá todos, mas dificilmente pode ser catalogado de forma tão simplista. As quatro versões de "La Vie en Rose" que se ouvem durante o filme também contribuem para o universo místico e de fabulação desta película. É um conto de fadas dos tempos modernos, e levante o braço quem nunca teve um amor assim.

segunda-feira, outubro 15, 2007

The Shins
Wincing The Night Away

Excelente álbum. Dificil escolher uma música. Eis um dos singles do álbum, como amostra: "Phantom Limb".

domingo, outubro 14, 2007

Discos Voadores @ Incógnito Bar

O serão de 12 para 13 de Outubro marcou mais uma grande noite de Discos Voadores a sobrevoar o Incógnito.
Franz Ferdinand, CSS, Morissey, Smiths, Interpol, Editors, Arcade Fire, Depeche Mode, The Pippettes, Blur, etc etc... A lista completa aqui.

Um dos momentos altos da noite: Interpol "The Heinrich Maneuver"

quinta-feira, outubro 11, 2007

Radiohead
In Rainbows

Os Radiohead voltaram. Valeu a pena esperar. O álbum é muito bom. Aguarda-se agora que passem novamente por este rectângulo a que vulgarmente chamamos Portugal... aquela província de Espanha que às vezes fica esquecida quando as bandas passam em Madrid, Barcelona, etc. Para ouvir repetidamente.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Demasiado óbvio?
Hoje, ao dirigir-me a um quiosque junto ao Metro dos Anjos, antes mesmo de fazer qualquer pedido, diz o vendedor "Quer a Time Out não é?". Só me lembro de ter ido a esse quiosque algumas vezes comprar o Público, e recentemente a Premiére. Serei assim tão óbvio e previsível ou o senhor do quiosque anda a desenvolver uma séria análise do perfil dos seus clientes?

Lisboa Antiga

Na semana em que se assinala 8 anos que habito por aqui, deixo mais algumas fotos desta cidade noutros tempos.

Sapadores, 1969

Rua/largo de Sapadores, Lisboa, 1969. Artur Inácio Bastos, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..

Av. da República, 1967

Av. da República/Saldanha, Lisboa, 1967.João Brito Geraldes, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..

terça-feira, outubro 09, 2007

The Divine Comedy
Becoming More Like Alfie

Recordando... uma das músicas mais perfeitas que alguma vez foi feita.

Are you all settled in? right, then we can begin. my name is...
Alfie!

Once there was a time
When my mind lay on higher things
And once there was a time
I could find pretty words to sing
But now, well now I find
It saves time to say what you mean
I know it seems so unrefined
But its time to let off some steam

Oh come on!
Everybody knows that no means yes
Just like glasses come free on the n.h.s.
But the more I look through them the more I see
Im becoming more like alfie

Once there was a time
When a kind word could be enough
And once there was a time
I could blindfold myself with love
But not nownow Im resigned
To the kind of life I had reserved
For other guys less smart than i
Yknowthe kind who will always end up with the girls

And besides
Everybody knows that no means yes
Just like glasses come free on the n.h.s.
But the more I look through them the more I see
Im becoming more like alfie

Oh come on!

segunda-feira, outubro 08, 2007

The Sopranos
últimos episódios - estreia hoje RTP2, 22:40

TONY SOPRANO, CARMELA SOPRANO, DR. JENNIFER MELFI, CHRISTOPHER MOLTISANTI, JUNIOR SOPRANO, SILVIO DANTE, PAULIE WALNUTS, MEADOW SOPRANO, AJ SOPRANO, ADRIANA LA CERVA, BOBBY BACALA, JANICE SOPRANO, ARTIE BUCCO, JOHNNY "SACK" SACRAMONI, TONY BLUNDETTO, PHIL LEOTARDO, RALPH CIFARETTO, "BIG PUSSY" BONPENSIERO, RICHIE APRILE, VITO SPATAFORE, BENNY FAZIO, CARMINE LUPERTAZZI, LIVIA SOPRANO, ROSALIE APRILE ... ... ...

La naissance des pieuvres
8ª festa do cinema francês
A adolescência é um período que pode ser dificil, mais para umas pessoas do que para outras, mas reúne sempre uma complexidade que ninguém pode negar. "La naissance des pieuvres" (O Nascimento das Ninfas), primeira obra da realizadora Céline Sciamma, concretiza uma série de aspectos de uma adolescência que poderia ser a de qualquer um de nós. Trata-se da história de Marie, jovem de 15 anos, tímida, solitária, que se apaixona por Floriane, uma adolescente sensual, jovem fetiche de todos os rapazes, com fama de experiente ao nível das relações mais íntimas. Mas nem tudo o que parece é, e ao longo do filme estão presentes aspectos como a amizade volátil própria destas idades, os amores impossíveis, os primeiros contactos amorosos, as disputas por um maior status social, a necessidade de pertença a determinado grupo, etc. Belo retrato de ambiente adolescente, com ênfase na construção identitária e de personalidade, a descoberta do outro e o conhecimento mais íntimo de si próprios (e dos seus corpos). Para uma primeira obra, o resultado é satisfatório.

terça-feira, outubro 02, 2007

The Go Team!
Proof Of Youth

Ao segundo álbum os The Go Team! estão ainda melhores. Eis o single "Do it right", a comprova-lo. É favor começar a dançar...