segunda-feira, julho 30, 2007

RIP
Ingmar Bergman - 1918-2007

sexta-feira, julho 27, 2007

The Simpsons Movie... Again

E finalmente abriu-se o cofre onde estavam guardadas as bobines do filme dos Simpsons. Muito se falou ao longo destes anos, da possibilidade da série passar a filme, e muito se especulou durante os últimos meses sobre o conteúdo do filme. Ora o filme não defrauda nenhumas expectativas, e felizmente é capaz de agradar o grande público (aquele que se calhar não conhece a série tão bem), os grupos de fãs (que são mais críticos e mais facilmente poderiam ficar desiludidos) e até as crianças (numa aposta em Portugal, na dobragem). The Simpsons Movie tem o melhor da série em formato alargado.
A história não é genial nem supera alguns bons episódios que a série teve ao longo destes 19 anos (16 em Portugal), mas tem uma narrativa coerente e imaginativa. É muito bom poder ver que não foi preciso mudar muita coisa para chegar ao grande público, e que na sua essência, os Simpsons continuam iguais. Não foi preciso cair em cedências hollyoodescas, com olho apenas no box office, e isso é reconfortante. Não vale a pena falar muito da história do filme, melhor mesmo é assistir, de preferência num cinema sem pipocas (e sem crianças!), como convém a um purista dos Simpsons. Essencial ficar até ao fim dos créditos finais, para, entre outras coisas, ouvir a primeira palavra de Maggie.

quinta-feira, julho 26, 2007

The Simpsons Movie
Estreia hoje!

domingo, julho 22, 2007

Eléctrico 28, Lisboa

Conversa entre 2 espanhóis a bordo do electrico 28, a caminho da Graça, sábado 21/07:
Espanhol 1 - Aqui é o Panteão Nacional, onde costuma haver uma feira que se chamada "Feira da Ladra".
Espanhol 2 - Ai sim? Feira de ladra... que nome!
Espanhol 1 - Pois, e é aqui também que está enterrada aquela fadista muito conhecida... não me lembro do nome, não é a Mariza! Acho que é Maria qualquer coisa.
Espanhol 2 - Ah, a Maria Portuguesa! Sei quem é!

terça-feira, julho 17, 2007

La Faute a Fidel: Por culpa de Fidel
De: Julie Gavras

Todos os anos encontra-se alguma surpresa nos cinemas, nesta época de estreias medíocres. A 12 de Julho estreou "Por culpa de Fidel", um filme que em Lisboa infelizmente apenas passa em centros comerciais com pipocas (El Corte Inglês, Amoreiras e Vasco da Gama). É a hitória de uma criança, Anna, que aos 9 anos, habituada a uma vida burguesa, com hábitos enraízados, valores que já tinha adquirido e uma pequena ideia já formada do mundo que a rodeia, vê tudo isso ir por água abaixo, a partir do momento em que os pais se tornam activistas políticos comunistas. Mas a reflexão que o filme nos trás é sobretudo constatar que cada posicionamento político reúne em si mais contradiçoes do que possamos imaginar, e que cada posição política tem os seus prós e os seus contras, e que nem sempre é facil viver bem com as nossas ideias e convicções. Oportunidade também para notar, de forma inteligente com alguns momentos de humor, as consequências que as movimentações politicas e sociais operadas num macro-organismo (Sociedade) provocam num micro-organismo (Familia). Uma pequena pérola!

domingo, julho 15, 2007

Lisboa menina e moça
Eleições Intercalares

Não sou grande apologista do "Antigamente é que era bom!", mas sempre que há um virar de página, o passado tende a estar sempre presente.
Em dia de decisões para Lisboa, ficam alguns pedaços que fazem parte da História da cidade.






Legenda: Baixa, Rossio, Chiado, Miradouro de Sta Luzia, Av da Liberdade, Restauradores

quarta-feira, julho 11, 2007

Cinema Europeu
Let's come together!

Recentemente, de forma a promover o cinema europeu, foram feitos 4 clips sobre os temas Amizade, Alegria, Amor e Tristeza,. O que se segue (sobre o Amor) gerou confusão nas mentes puritanas de alguns, mas à parte dessa polémica, aqui fica para cada um emitir o seu juízo.

terça-feira, julho 10, 2007

The Polyphonic Spree "The Fragile Army"

O novo álbum dos Polyphonic Spree roça a genialidade.
A fazer lembrar a apoteose dos Arcade Fire e a euforia dos Flaming Lips.

Aqui está o single, "Running Away", mas para já destaco a música que dá nome ao álbum, "The Fragile Army".

Ouvir e ver mais em:
http://www.thepolyphonicspree.com/
http://www.myspace.com/polyphonicspree

domingo, julho 08, 2007

Simpsons - The Movie
26/ Julho/ 2007

O filme dos Simpsons está quase a estrear. Não tenho dúvidas quanto à sua qualidade, mas admito alguma resistência quanto à sua genialidade, até porque, por um lado, nos últimos anos a série demonstrou alguns sinais de cansaço e falta de criatividade, por outro lado, algum excesso dela, criando por vezes cenários completamente abusurdos (mesmo para o parâmetros a que estamos habituados). Além disso, quando uma série de televisão passa para o grande ecrã, por vezes tende a não ser mais que um episódio de grande dimensão com uma história esticada ao máximo.
Ainda assim, os Simpsons, são e sempre serão a melhor série de televisão feita!
Através da visita ao site oficial do filme, descubro que se eu fosse um habitante da Springfield dos Simpsons (porque há várias Springfield's nos EUA), teria mais ou menos este aspecto:

sexta-feira, julho 06, 2007

Scissor Sisters + Interpol + Gossip

SBSR, 5/07/2007

Ao terceiro dia do 2º acto do festival, a temperatura era bem melhor, o vento intenso deu lugar a uma brisa refrescante para minimizar o calor que esteve o dia todo.
Os Scissor Sisters arrebataram completamente o prémio de melhor animação da noite, os Interpol, na sua onda dark side, conseguiram o prémio de momentos mais altos da noite, e os Gossip surpreenderam, nomeadamente a sua pesada anfitriã, desbocada, ligua afiada q.b., animada, e com um vozeirão de se fazer ouvir do outro lado do rio.
Fotos: Blitz

quinta-feira, julho 05, 2007

Maximo Park no SBSR
2º dia, 4/07/2007

O segundo dia, muito mais ventoso, trouxe a surpresa que é ver Maximo Park ao vivo. Extremamente simpáticos, e com um vocalista muito dado a conversas entre as músicas (o que até encurtou o alinhamento), os Maximo Park viciam e sabem aquecer um recinto que naquela altura estava gelado...

Foto: Blitz

quarta-feira, julho 04, 2007

Arcade Fire + Bloc Party
13º Festival SBSR, 3/07/2007

Os profissionais da música milimetricamente criada, Bloc Party, e os sempre apoteóticos Arcade Fire, estiveram no primeiro dia do segundo acto do festival SuperBock SuperRock deste ano.
Excelentes concertos num ambiente quente refrescado pelo tão saboroso orvalho e chuviscos que se fizeram sentir no recinto, ontem à noite.
Fotos in Blitz