domingo, novembro 15, 2009

Les Beaux Gosses, de Riad Sattouf (2009)

Um dos filmes da competição internacional da edição deste ano do Estoril Film Festival, é este original "Les Beaux Gosses", filme de temática juvenil com jovens adolescentes, actores não profissionais, cheios de borbulhas e com as hormonas em êxtase. Um retrato interessante da adolescência nas escolas francesas multiculturais da actualidade. A estreia comercial será para breve.

ER - Serviço de Urgências 1994 - 2009

O final nos EUA já passou há alguns meses, por cá a RTP 2 antecipou-se e saltou 4 temporadas para transmitir os episódios finais antes do canal de cabo AXN que tem trasmitido a série na integra há alguns anos. Esta é daquelas séries que podemos dizer que faz parte do nosso quotidiano, pelo menos faz parte do meu há 13 anos, quando numa noite de sábado à noite (sem nada para fazer), algures em 1996 (ano em que estreou em Portugal na RTP1), numa pequena terra à beira mar plantada me despertou alguma atenção pela originalidade de se passar nas Urgências de um hospital. É uma série que nos habituámos a ter por cá, uma especie de porto seguro da televisão e que nunca nos desilude. Talvez por isso pudesse continuar, renovando os seus elencos, adaptando-se aos novos tempos como sempre fez. Mas há um tempo para tudo. Um dia haverá certamente um remake... tal como este ER já o foi.
Fica aqui o genérico do último episódio com o regresso de algumas personagens emblemáticos e a derradeira cena. Fica aqui a minha singela homenagem.

sábado, novembro 14, 2009

Andando, de Hirokazu Kore-eda (2008)

Do Japão chega-nos mais um filme de Hirokazu Kore-eda, depois de "Ninguém Sabe". Mais uma vez uma família disfuncional, desta feita o cenário é uma reunião familiar anual que simboliza a memória de um dos filhos da família que morrera num acidente, anos antes. Este encontro é o pretexto para conhecermos uma família cujo ambiente familiar, as conversas, os hábitos, são iguais às nossas famílias, ressalvando que no diz respeito aos segredos familiares, amor e ressentimentos, não há grandes diferenças entre oriente e ocidente. Tal como "Ninguém Sabe", este é um filme de afectos, simples e eficaz.

Welcome, de Philippe Lioret (2009)

Welcome é a história de Bilal, jovem curdo refugiado em França que tem como grande objectivo da sua vida, chegar a Inglaterra, onde pretende encontrar trabalho e simultaneamente encontrar-se com o amor da sua vida, Mina. Como não consegue através das vias ditas normais, só lhe resta atravessar a nado o canal da Mancha. Sem preparação fisica, Bilal conhece um professor de natação, ele próprio profundamente envolvido nas questões do apoio aos imigrantes. Um dos filmes surpresa do ano.

Kings of Convenience @ Coliseu Lisboa

No dia 4 de Novembro, vindos de concerto em Braga, desceram a Lisboa os Kings of Convenience. Não tinha ainda tido oportunidade de os ver, apesar de ser a 3ª vez que vêm a Lisboa. Concerto bastante profissional, grande interacção com o público, e um final que já começa a ser moda traduzido no convite aos espectadores para subir ao palco e que pode ser visto aqui neste video encontrado no youtube, entre muitos...


E o video de "I'd rather dance with you":